ferramentas úteis para apontar um Satélite:
BUSSOLA ELEVAÇÃO AZIMUTE
https://www.dishpointer.com
Primeiramente você deverá saber qual a posição da antena, ou seja, qual oazimute e elevação para sua cidade de acordo com o satélite desejado. Sevocê não sabe o que é azimute e elevação não se preocupe, aqui vai umabreve explicação:
- azimute: é o posicionamento da antena em relação a Norte(esquerda/direita). Ex.: um azimute de 10 graus significa que a antenaficará apontada 10 graus à direita do Norte, um azimute de 350 graussignifica que a antena ficará 10 graus à esquerda do Norte (360° - 350° =10º);
- elevação: é a inclinação da antena (em graus) em relação ao solo.Depois da antena bem fixada, seja no chão, na laje ou outro local, é muitoimportante que o tubo de fixação não tenha nenhum balanço e que esteja deprumo.Coloque a antena no tubo de fixação, aperte um pouco os parafusos, semtrava-los, porém não permitindo movimentos da antena sem que você os faça(cuidado para não exagerar na força e empenar a antena).
Agora você fará a conexão dos cabos conforme manual do fabricante daantena e receptor, isolando as conexões externas, com fita de auto fusão efita isolante, para evitar a oxidação dos componentes. Após isso você jápode ligar tudo, observando antes se a rede elétrica está de acordo com oequipamento.Nas antenas por assinatura (banda KU), você terá um inclinômetro(marcador da elevação) na própria antena, mas, nas antenas banda C, talvezseja necessário um medidor externo, mesmo que improvisado com umtransferidor acoplado a um pêndulo. O que você precisa é saber a inclinaçãoda antena em relação ao solo (use sua criatividade).Coloque a antena uns 4 ou 5 graus abaixo da elevação especificada e noazimute de referência. Vá levantando a antena de grau em grau e, a cadagrau, vire bem devagar para esquerda e para direita olhando para tela dotelevisor e parando imediatamente na presença de algum sinal. Aqui valelembrar:- Nas antenas por assinatura, os receptores digitais normalmente tem ummarcador de nível de sinal (utilize-o);
- As antenas para sinais analógicos, normalmente utilizadas no Brasil, nãotrazem esse marcador, por isso você terá que se orientar pela própriaimagem.Após localizado o satélite, faça o ajuste fino do azimute e elevação eproceda o travamento da antena.Pode ser necessário (especialmente nas antenas banda C) um ajuste depolarização, mas praticamente todos os receptores do mercado permiteesse ajuste sem que seja necessário mexer na antena.
Apêndice:
- Antena banda C: antenas grandes, normalmente de tela;
- Antenas banda KU: antenas menores (as vezes de até 60cm) e semprefechadas;
- Polarização: é o ângulo de descida da onda eletromagnética (sinal) vinda dosatélite, mas se você achou muito complicado, na prática polarização éinclinação do alimentador (ponta da antena), nas antenas banda Cgeralmente é utilizado um motorzinho para virar essa polarização.
- LNB: é a peça que vai na "ponta da antena", onde se conecta o cabo que vaipara o receptor, serve para converter e amplificar o sinal vindo do satélite,de forma que ele possa, através do cabo, ser mandado ao receptor.
- LNBF: tem a mesma função do LNB, porém não necessita de motor paravirar a polarização - é o sistema utilizado nas TVs por assinatura banda KU.-Clique no menu LOCALIZADOR para saber o apontamento de sua antena em todascidades do mundo para varios satélites.Exemplo: sua cidade e abaixo 61* W amazonas.